fbpx
Você tem perfil para trabalhar numa STARTUP?

Você tem perfil para trabalhar numa STARTUP?

Com a taxa de desemprego no Brasil chegando a 12% no segundo trimestre de 2019, o empreendedor brasileiro vem ganhando cada vez mais espaço e as startups estão crescendo consideravelmente, e com elas as possibilidades de emprego, e porque não dizer carreira?

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade de empresas cadastradas dobrou entre 2012 e 2017, indo de 2519 negócios para 5147, existem hoje no Brasil cerca de 12000 negócios desse tipo.

 

Ao contrário do que muitos pensam nem toda pequena empresa em seu período inicial é uma startup”.

 

As startups possuem características próprias e embora existam várias definições para esse modelo de empresa a mais atual é: Um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível (entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala), escalável (crescer em receita, mas não em despesas), e em condições extremamente incertas (ninguém sabe se realmente dará certo).

Analisando as especificidades de uma startup, fica evidente que o ambiente desse modelo de empresa é diferente do encontrado em grandes organizações, e justamente por isso que o profissional que trabalha em uma startup precisa ter algumas características tão específicas quanto a própria empresa.

 

E afinal, quais as atitudes e características mais procuradas pelas startups?

  • Aceite correr riscos: O ambiente de startup é incerto, o profissional precisa estar disposto a correr o risco junto com a empresa, acreditar na causa, no projeto, sonhar junto mesmo sem saber se dará certo.
  • Tenha atitude de dono: Ir além da sua função, envolver-se por completo, entender o funcionamento da empresa como um todo, estar disposto a colocar a mão na massa em qualquer situação. Ter senso de pertencimento e colaboração sempre presentes, e manter uma mentalidade positiva mesmo diante de dificuldades.
  • Seja flexível a mudanças: Você já conduziu um projeto do zero? Se sim sabe como funcionam as startups, nem sempre tudo sai como o planejado e muita coisa pode mudar a qualquer momento. Por isso é necessário que o profissional tenha flexibilidade para lidar com cenários diversos, complexos e agilidade para incorporar as novas necessidades e demandas profissionais que vão surgir.
  • Tenha agilidade de aprendizagem: Ser capaz de aprender a partir de experiências, fazer conexões entre elas, e deixar pra trás perspectivas e abordagens que não são mais úteis. Estar aberto às novas soluções e menos preso a métodos e respostas mais confortáveis porque já foram experimentadas. Ser questionador para se aprofundar nas situações, expandir sua compreensão e fazer mais do que o usual. Buscar aprendizado contínuo em todas as situações. Profissionais com agilidade de aprendizagem sabem o que fazer mesmo quando não sabem o que fazer.
  • Seja empreendedor: O profissional empreendedor é motivado pela autorealização, tem uma postura independente e está disposto a assumir responsabilidades. Tem iniciativa na busca por novas oportunidades e está comprometido em entregar sempre o melhor. É persistente no objetivo e um influenciador de pessoas, seja para vender ou para trabalhar.
  • Seja apaixonado: Em um ambiente incerto como de uma startup, ser apaixonado pelo trabalho e acreditar no projeto é fundamental. Talvez essa seja a principal característica do profissional desse modelo de empresa.

Trabalhar em uma startup pode parecer não muito atrativo a principio, devido a instabilidade do emprego ser mais evidente do que nas organizações tradicionais. Os recursos disponíveis são mais limitados do que em grandes organizações e como em toda a empresa que está começando, a dedicação dos funcionários e dos donos é maior. Porém, avaliando mais afundo, entende-se que atuar em uma startp up tem muitas vantagens também, entre elas está a questão de se ter a oportunidade de atuar em várias áreas, conduzir processos estratégicos e adquirir muita experiência.

 

blank

Para atrair e reter talentos, algumas startups oferecem benefícios diferenciados como home office, participação nos resultados ou a possibilidade de uma sociedade, dependendo dos resultados do profissional e do crescimento da empresa.

O Linkedin disponibilizou uma lista com as 25 startups onde os brasileiros mais querem trabalhar em 2019. E você pode cadastrar o seu perfil para receber alertas quando uma vaga for aberta em uma dessas empresas.

 

Descubra Quais as Competências Mais Valorizadas hoje no Mercado de Trabalho.

 

Linkedin Top Startups:

  1. Nubank [Serviços Financeiros]
  2. C6 Bank [Serviços Financeiros]
  3. Loft [Tecnologia da Informação e Serviços]
  4. Neon [Serviços Financeiros]
  5. Quinto Andar [Internet]
  6. Loggi [Internet]
  7. Grow Mobility [Internet]
  8. Em Casa [Setor Imobiliário]
  9. Cobli [Tecnologia da Informação e Serviços]
  10. Creditas [Serviços Financeiros]
  11. Warren Brasil [Tecnologia da Informação e Serviços]
  12. StartSe [Ensino Superior]
  13. CargoX [Internet]
  14. Sky.One Solutions [Software]
  15. Koin [Serviços Financeiros]
  16. Dengo Chocolates [ Alimentos e Bebidas]
  17. Desinchá [Alimentos e Bebidas]
  18. Mooven Consulting [Tecnologia da Informação e Serviços]
  19. idwall [Software]
  20. Zoop [Serviços Financeiros]
  21. Xerpa [Software]
  22. Max Milhas [Internet]
  23. Contabilizei [Tecnologia da Informação e Serviços]
  24. VitaIT [Tecnologia da Informação e Serviços]
  25. Atlas Quantum [Serviços Financeiros]

Se você está diante de uma oportunidade de atuar numa startup, vale avaliar os riscos e levar em conta as vantagens, principalmente levando em consideração as projeções e as perspectivas da sua carreira. Sem dúvidas poderá ser um desafio que te fará crescer, se aprimorar e amadurecer profissionalmente. Importante salientar que, caso a startup venha a ter sucesso, você terá orgulho em ter feito parte da história desde o começo, assumindo riscos e rompendo barreiras. Também é provável que cresça junto com a empresa e assuma uma posição de destaque.

 

Leia também:

Você está buscando emprego da forma certa?

Como arrumar um emprego urgente?

Como conseguir o primeiro emprego