fbpx
VOCÊ ESTÁ BUSCANDO EMPREGO DA FORMA CERTA?

VOCÊ ESTÁ BUSCANDO EMPREGO DA FORMA CERTA?

A forma de buscar emprego mudou e o maior responsável por esse cenário de mudanças, sem dúvida, é a INTERNET. Através dela hoje encontramos centenas de vagas de emprego com poucos cliques. A questão é que tem muita gente que continua buscando emprego da mesma forma de antes e é isso que leva a falta de resultados. É preciso estar antenado com as mudanças e agir de acordo com elas.

Já parou para pensar em como era buscar emprego há 20 anos?

Antigamente o candidato precisava se debruçar nos classificados do jornal para “garimpar” uma vaga anunciada, e normalmente ele levava seu currículo até a empresa pessoalmente. Sim, as pessoas saíam de casa para buscar emprego!

Então o processo era o seguinte: buscava-se uma vaga anunciada no setor de CLASSIFICADOS do jornal e levava seu currículo (pessoalmente) até a empresa anunciante.

O que acontece hoje: os candidatos buscam vagas anunciadas em sites de emprego e fazem o mesmo processo, só que de forma mais tecnológica, se candidatam a essas vagas apenas através de um clique. Mas aí é que está o erro: justamente em achar que apenas a tecnologia mudou! Não foi apenas a maneira de fazer que mudou, culturalmente a busca pelo emprego também mudou. E isso acontece de forma inevitável porque o mercado de trabalho também passou por inúmeras transformações. A concorrência é maior e o nível de qualificação exigida pelas empresas também subiu bastante.

Como, então, podemos continuar com a mesma forma de buscar emprego de anos atrás e ainda esperar por resultados?

Além das mudanças promovidas pela tecnologia, o que verdadeiramente mudou foi a estratégia, foi a maneira de fazer! E isso se deu devido a uma série de transformações sociais e culturais que nossa sociedade sofreu nos últimos anos.

Aprendemos, através das gerações passadas, a buscar emprego de uma forma muito reativa, ou seja, ficamos à espera do anúncio de vaga surgir para, então, enviar o nosso currículo. Muitas vezes, nem chagamos a ler todo o anúncio, apenas recebemos um e-mail do site de vagas e damos o comando de enviar currículo, sem nem mesmo pensar ou analisar o que a vaga pede, sem pensar se nosso perfil é realmente aderente àquela vaga ou não.

Achamos as vagas anunciadas e nos candidatamos a elas. E como a internet facilitou muito nossa vida, tem gente que se acomodou num processo de buscar emprego tão retrógado e ineficaz e nem se dá conta: apenas clica no botão “SE CANDIDATAR” e faz isso tantas e tantas vezes por dia que fica, absolutamente, espantado com a falta de retorno!!

E o que é preciso fazer então?

É preciso buscar emprego de forma mais ativa, antecipando-se a algumas etapas do funil do processo seletivo e agindo de forma estratégica. Mas já podemos adiantar que esse novo formato sugerido dá mais trabalho. E é justamente aí que você poderá fazer a diferencça em relação aos seus concorrentes. A maioria das pessoas não está realmente disposta a ter trabalho para buscar um trabalho – buscar emprego de forma reativa é muito mais fácil e mais cômodo. Então, se você estiver realmente disposto a ter resultados diferentes da maioria e conseguir o emprego que tanto deseja, continue a ler esse artigo.

Você sabia, por exemplo, que quando uma empresa abre uma vaga, a última etapa desse processo é anunciar a vaga num site de emprego?

Antes disso, a empresa busca candidatos internos para preencher a vaga, busca por indicações e vai buscar possíveis candidatos cadastrados em seu site também. Normalmente, o anúncio em sites de vagas é a última etapa a que a empresa recorre. E sabe o que significa isso? Que muitas vagas nem chegam nessa etapa, ou seja, elas são preenchidas anteriormente. E as que chegam a ser anunciadas, entram numa concorrência enorme, porque é exatamente onde a maioria dos candidatos atua: se candidatando somente a vagas anunciadas.

Então, você pode nos perguntar: “Mas então, eu não devo buscar emprego em SITE DE VAGAS?”

Sim, você deve. O que você não deve é ter somente essa estratégia na hora de buscar um emprego. Isso sim é um terrível erro – apesar de bastante comum! É preciso colocar em prática estratégias de antecipação e que funcionam de forma ativa no mercado de trabalho, um grande exemplo aqui é trabalhar muito bem sua rede de contatos, para que, por exemplo, você possa ser indicado para posições estratégicas e importantes. Fomentar sua rede de relacionamentos e contatos profissionais é uma forma inteligente de buscar uma recolocação profissional e é essencial para te gerar resultados de forma mais rápida.

Outra dica essencial é que você possa usar o Linkedin para ampliar sua rede de contatos, estabelecendo conexões estratégicas com pessoas que poderão te ajudar ao longo da sua trajetória profissional. Se você ainda não usa essa rede social com objetivos claros de recolocação profissional, você está perdendo um tempo precioso e provavelmente inúmeras oportunidades. Esteja atento!

Quer saber mais sobre isso, clique e assista nossas 3 aulas gratuitas onde vamos te ensinar a buscar emprego da forma correta nos dias de hoje!