fbpx
QUAL O MELHOR LUGAR PARA CONSEGUIR UM EMPREGO?

QUAL O MELHOR LUGAR PARA CONSEGUIR UM EMPREGO?

De acordo com pesquisa recente do IBGE a taxa de desemprego recuou de 12,7% no primeiro trimestre de 2019 para 12,0% no segundo trimestre, mas ainda é um número bastante expressivo e não muito otimista.

Procurar um emprego não é uma tarefa fácil, podemos dizer que é o trabalho de procurar um trabalho, pois envolve tempo, dedicação, foco, a habilidade para lidar com os momentos de ansiedade, o medo e, caso a pessoa não consiga um trabalho de forma rápida, ela ainda tem que lidar com os problemas financeiros que podem surgir no futuro.

A verdade é que apenas um bom currículo e uma boa formação ainda não garantem o alcance da tão sonhada vaga, entretanto, existem algumas ações e estratégias capazes de auxiliar quanto a uma recolocação rápida no mercado de trabalho.

Vejamos algumas delas a seguir.

Antes de tudo, estabeleça um foco.

Quando bate o desespero é comum o profissional começar a mandar currículo para toda e qualquer empresa, independentemente de ser sua área de atuação ou não. É preciso tomar cuidado com este tipo de comportamento pois ele está longe de ser um bom conselheiro.

Estabeleça um objetivo, qual área, cargo, segmento você deseja atuar e foque sua estratégia baseada nesse objetivo.

E onde, então, buscar emprego?

1. Internet, uma grande aliada.

A internet oferece algumas soluções já bem conhecidas dos candidatos como o Linkedin, VAGAS.com e Catho. Mas existem outras tecnologias com propostas interessantes que valem a pena serem testadas.

Jooble

A proposta da Joogle é reduzir seu tempo de busca em vários sites, eles reúnem todas as vagas em sua plataforma e filtram as vagas duplicadas, assim você não corre o risco de se candidatar para a mesma vaga várias vezes.

Talentix

A plataforma hospeda vídeos currículos dos candidatos e a proposta é que os recrutadores façam a seleção dos candidatos pelos vídeos currículos.

D’hire

A proposta da d´hire, que é uma plataforma colaborativa, é de unir empresas, candidatos e recrutadores. Quando uma vaga é aberta no d’hire, os recrutadores inscritos na comunidade analisam o perfis dos candidatos inscritos e encaminham os perfis aderentes aos contratantes.

O fato é que hoje, o Linkedin ainda é a melhor opção na busca por emprego.

Não apenas pelos anúncios das vagas, assim como qualquer outro site de vagas, mas o Linkedin ainda é a ferramenta que os recrutadores mais usam para triagem de profissionais, então ter um perfil completo, bem escrito e ser uma pessoa ativa na rede é bastante importante.

Aqui o segredo é ser visto:

  1. Participe ativamente de grupos da sua área de atuação, faça contribuições importantes, apoie outros membros do grupo quando solicitarem, compartilhe experiências positivas, cases de sucesso ou publicações interessantes para a área;
  •  Faça o mesmo pela sua rede de contatos, através de postagens contributivas, como compartilhamento de anúncio de vagas que você tenha recebido ou alguma matéria interessante para o público em geral, torne-se uma referencia positiva.
  • Amplie sua rede de contatos de forma estratégica, procure pessoas da sua área de atuação e/ou empresas do seu interesse, quanto mais conexões estratégicas você tiver, mais chances dos recrutadores certos te encontrarem.

2. Não esqueça das estratégias off-line

Networking ainda é sem dúvida umas das melhores estratégias que você pode adotar para conseguir uma recolocação, você deve estabelecer e manter contato com amigos, antigos colegas de trabalho, familiares, ex-colaboradores, colegas de faculdade, professores.

Deixe todos cientes de que você está em busca de uma nova oportunidade, pois dessa forma, eventualmente algum deles poderá indicá-lo para alguma vaga, seja em sua área ou não.

Ampliar sua rede de contatos também é bastante importante, principalmente se você atualmente não tem uma rede de contatos profissionais tão grande, sendo assim, participe de eventos da sua área de atuação, principalmente os eventos onde as suas empresas alvo estiverem presentes. Faça cursos presenciais na sua área de atuação, conheça pessoas que estejam trabalhando e ativas na área do seu interesse, converse com as pessoas, troque cartões estabeleça novas conexões.

Com essas práticas você vai ampliar sua visibilidade e dessa forma mais oportunidades surgirão, lembre-se a persistência e dedicação são acha para o sucesso. Então foque  suas energias na ação, deixe de lado o pessimismo e vá em frente!