fbpx
Prepare-se: você você vai precisar de um VÍDEO-CURRÍCULO

Prepare-se: você você vai precisar de um VÍDEO-CURRÍCULO

Mesmo que nenhum recrutador até então tenha te pedido para gravar um vídeo-currículo, prepare-se, pois essa tem sido uma tendência cada vez mais comum nas empresas e tenha certeza que, em algum momento, seu vídeo currículo vai ser solicitado.

Essa nova tendência nos processos seletivos pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite, ela só tem a contribuir com os recrutadores e com os candidatos!

O seu currículo diz muito sobre você, ele conta sua trajetória profissional, qualificação, formação, experiências e todos os aspectos técnicos relativos à sua carreira; mas o seu vídeo-currículo trará muitas outras informações importantes como sua capacidade de comunicação, simpatia, espontaneidade, entusiasmo e até mesmo sua energia. E acredite, todas essas informações são fundamentais para o recrutador.

Além disso, através do vídeo-currículo o candidato tem a chance de contar a sua história para o recrutador mesmo antes da entrevista, destacando os pontos que considera mais relevantes, dando ênfase para sua evolução e resultados. E isso é muito positivo! Se depois de mandar seu vídeo currículo você for chamado para uma entrevista, vá confiante, pois você já percorreu metade do caminho.

Quando você vai utilizar um vídeo-currículo?

O seu vídeo-currículo pode ser solicitado pelo recrutador em uma das fases do processo de seleção, onde ele poderá determinar as perguntas a serem respondidas e o tempo de duração do seu vídeo ou ele simplesmente pode deixar “livre” para que você use toda a sua criatividade e espontaneidade na hora de gravar.

Outra opção muito válida também é você gravar o seu vídeo-currículo de forma proativa e disponibilizá-lo em algumas plataformas de currículo online como LinkedIn e CIEE, por exemplo, que  já dispõem de espaços específicos para vídeos.

Então vale investir na inovação e iniciativa gravando desde já o seu vídeo-currículo e disponibilizando-o para o mercado de trabalho.

 

Aspectos técnicos do seu vídeo-currículo

Se você já está imaginando que vai ter que contratar um profissional para gravar seu vídeo-currículo e que vai gastar muito dinheiro, calma! Isso não é necessário. Você mesmo pode gravar seu vídeo em casa com recursos simples como celular ou com a webcam do seu computador.

O recrutador sabe que você gravou um vídeo caseiro e ele não espera que questões técnicas do seu vídeo sejam perfeitas, isso não é o mais importante, mas ainda assim seguem algumas sugestões para que faça seu vídeo com qualidade.

Vejamos:

  • Se você for gravar com seu celular é importante que ele esteja na posição horizontal;
  • Use um tripé ou apoie o celular na parede ou em algum móvel, não fique segurando o celular na mão, pois você vai acabar mexendo o braço e o vídeo não ficará bom;
  • Prefira ambientes silenciosos e fechados com o mínimo de ruídos possível. Você também pode gravar o seu vídeo em um local aberto se quiser retratar um pouco mais sobre sua atividade profissional. Por exemplo, se você é um profissional de educação física, poderá gravar seu vídeo em uma academia. Nesse caso, opte por um microfone de lapela que irá melhorar muito o áudio da sua gravação;
  • Atenção ao fundo do seu vídeo! O ideal é que seja um fundo neutro e discreto para não dispersar a atenção de quem está assistindo. Pode ser uma parede, uma cortina, uma janela ou um jardim. Capriche na escolha do fundo;
  • Cuide da sua aparência, use uma roupa adequada, maquiagem leve, barba e cabelos bem arrumados. Se arrume como se você estivesse indo para uma entrevista de emprego;
  • Faça o enquadramento da câmera com seu rosto centralizado na tela, mas não precisa ser um close, pode enquadrar a partir da altura do peito;
  • Ao começar a gravar, olhe sempre para a câmera. Imagine que é como falar olhando nos olhos do recrutador;
  • Fale sorrindo e demonstre entusiasmo ao contar sua história.
blank

Roteiro da gravação

Qualquer ator ou repórter prepara um roteiro do que vai ser dito antes de começar a gravação, com você não será diferente, principalmente porque você precisa se preparar para contar sua história em pouco tempo.

Se você tiver recebido uma solicitação de um vídeo currículo com as perguntas e tempo de vídeo já determinados, escreva as respostas das perguntas e divida o tempo de respostas para o vídeo. Cumprir o tempo estabelecido pelo recrutador é bem importante e você deve responder as perguntas com clareza e objetividade.

Agora se você está gravando seu vídeo-currículo por si só, poderá dividir o tempo da seguinte forma:

  • Um minuto de apresentação pessoal: No Brasil é comum que recrutadores explorem um pouco sobre sua vida pessoal. Então, faça uma breve apresentação falando sobre quem você é, sua idade, estado civil, se tem filhos, hobbies, e outras coisas mais. Nessa etapa poderá falar também sobre sua formação e/ou especialização.
  • Três minutos de trajetória profissional: Se você é um profissional experiente provavelmente deve ter pensado que contar sua história em 3 minutos é impossível. Mas aqui o objetivo é que você seja sucinto e destaque as principais experiências, desafios e resultados que você obteve durante a sua trajetória e que estejam relacionadas ao seu objetivo profissional ou à vaga para qual você está se candidatando. Talvez isso pareça complicado em um primeiro momento, mas pense em tudo aquilo que você já fez de bom nas empresas por onde passou, seus principais resultados, conquistas e desafios superados. É isso que você quer que o recrutador saiba que você fez.Treine contar essa história dando ênfase, através do seu tom de voz, para os resultados alcançados e desafios superados.
  • Venda-se em um minuto: Finalize seu vídeo falando sobre o bom profissional que você é e porque merece uma oportunidade. Por exemplo, você poderá concluir seu vídeo falando algo como:

“Depois de anos de trabalhando na área comercial com produtos XXXX, superei muitos desafios, alcancei e gerei muitos resultados. Sinto-me pronto para uma nova oportunidade.

Acredito que meu perfil dinâmico, comunicador, negociador e com foco em resultados podem contribuir muito para as metas que a sua empresa espera alcançar.

Fiz esse vídeo para dizer que estou disponível e terei imensa satisfação em poder contribuir com meu trabalho e minha experiência na área Comercial da sua empresa trazendo os resultados que você precisa.

Desde já quero agradecer a atenção e me coloco à disposição para um contato pessoal”.

 

Pronto! Depois de descrito todo o roteiro é hora de partir para a ação e iniciar as gravações. Faça alguns testes e grave quantas vezes achar necessário.

Outro ponto importante são os cortes, existem diversos aplicativos que podem te ajudar a fazer cortes no vídeo e assim você poderá fazer gravações pausadas, isso ajuda muito a melhorar a qualidade do seu vídeo. Pesquise as alternativas possíveis no seu celular ou computador.

O vídeo-currículo é algo novo, inovador e diferente, e é mais simples do que muita gente imagina. Agora “bora” colocar a mão na massa e começar a gravar!

 

Boa sorte!

 

 

 

Leia também:

3 dicas valiosas para sua ENTREVISTA DE EMPREGO

O que fazer para conseguir um emprego em 2020?