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PALAVRAS-CHAVES! Como elas podem te ajudar na busca pelo emprego?

PALAVRAS-CHAVES! Como elas podem te ajudar na busca pelo emprego?

Muitas pessoas nos perguntam como podem melhorar o currículo para aumentar as suas chances de ser chamado para entrevista de emprego. Minha resposta é sempre a mesma: “aumente seu nível de competitividade fazendo cursos e se especializando na sua área de atuação”. Mas, existe outro aspecto que pode sim fazer toda a diferença!

São as PALAVRAS-CHAVES do seu cargo e área de atuação!

 

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Se você está procurando emprego e não sabe o que é isso, saiba que pode estar perdendo realmente oportunidades importantes!

As palavras-chaves são termos diretamente relacionados à sua área e servem para identificar não só o seu grau de conhecimento, mas também para chamar a atenção do recrutador no momento da triagem dos currículos.

Nas plataformas de currículo online as palavras-chave têm papel fundamental porque que são utilizadas como filtros na busca por profissionais. Os recrutadores delimitam o perfil dos candidatos utilizando esses termos. Os profissionais que aparecem logo no início da pesquisa são aqueles que apresentam maior aderência à busca do recrutador, ou seja, aqueles que têm mais palavras-chaves no seu currículo.

Agora que você já sabe a importância das palavras-chaves é hora de aprender a buscar pelas suas e assim, ampliar suas oportunidades. Vejamos como a seguir:

 

  1. Defina o seu cargo – Esse é o primeiro passo, ter clareza sobre o cargo que você busca é fundamental para fazer essa pesquisa;
  2. Faça uma pesquisa de vagas – Busque no Google anúncios de vagas do cargo que você quer e esta buscando;
  3. Selecione 5 anúncios de vagas – Escolha no mínimo 5 anúncios de vagas mais recheados de informações, aqueles mais longos com um descritivo da vaga bem detalhado;
  4. Analise os termos que mais se repetem – Copie os descritivos das vagas que você selecionou, cole no WORD e analise os termos que mais aparecem;
  5. Os termos que se repetirem mais vezes serão as palavras-chaves do seu cargo. Selecione de 7 a 10 termos.

 

Você deverá utilizar essas palavras-chaves encaixando-as ao longo do seu currículo, tanto no campo RESUMO PROFISSIONAL como também no campo da descrição as suas atividades em EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS. Vale usá-las também ao longo da descrição do seu perfil no Linkedin.

Otimizar o seu currículo incluindo as palavras-chaves te ajudará a passar nas primeiras fases de um processo de seleção e chegar mais perto da entrevista de emprego, mas é importante que esses termos sejam incorporados naturalmente no currículo de forma que faça sentido com sua trajetória e experiências.

Não tente encher seu currículo de palavras-chaves em um contexto que não faça sentido, e nem esconder as palavras sob um texto branco, pensando em ganhar relevância em processos automáticos. Muitos recrutadores conhecem esses truques e veem essa prática como manipuladora. Use bem essa estratégia de forma honesta e relevante.

Seu próximo emprego pode estar a uma palavra de distância. Boa sorte!

 

Fernanda Gomes – Co-fundadora da Eu Empregadíssimo

 

 

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