fbpx
O que colocar como OBJETIVO em um currículo?

O que colocar como OBJETIVO em um currículo?

Essa pode parecer uma pergunta bem simples e talvez até não muito importante, pois afinal de contas é só uma linha das duas páginas do currículo, não é mesmo?

Não, não é! Essa é com certeza uma das partes mais importantes do seu currículo, é aqui que tudo começa. Além do campo objetivo ser uma das palavras chaves do seu currículo, ele também diz muito sobre o profissional que você é, sobre suas ambições, planejamento de carreira, visão sobre si mesmo, etc…

Mas, sabemos que às vezes esse campo pode ser bem difícil de definir, pois afinal, o objetivo do currículo determina o próximo passo que você quer dar na sua carreira.

 

Baixe grátis agora mesmo o CHECKLIST E MODELO DO CURRÍCULO CAMPEÃO EM 2019

 

Então o que fazer?

1 – Entenda seu MOMENTO PROFISSIONAL.

Reflita sobre o seu momento profissional e entenda qual é a fase que você está vivendo hoje. Esse é um bom ponto de partida e normalmente existem 5 possibilidades:

  • “Não tenho curso superior e nem experiência”

Nesse caso, seu objetivo profissional pode ser um cargo de entrada na empresa, que normalmente são cargos mais operacionais como telemarketing, recepcionista, auxiliar, etc. Os cargos de entrada podem variar de empresa para empresa, mas você pode pesquisar sobre quais são os cargo de entrada da empresa que você quer trabalhar e analisar qual tem mais a ver com você.

  • “Ainda sou estudante”

Se você está fazendo curso superior ou mesmo um curso técnico ou ensino médio, seu objetivo profissional pode ser um cargo de Jovem Aprendiz ou Estagiário na sua área de atuação. Ambos são excelentes portas de entrada para a maioria das empresas que valorizam esses profissionais e os veem como grandes potenciais para efetivação e crescimento na empresa.

  • “Sou recém-formado”

Nesse caso você pode se candidatar a cargos iniciais da sua área de atuação como Analista de RH Júnior, Assistente Financeiro ou ainda colocar no seu objetivo “cargos iniciais no Jurídico”, por exemplo.

  • “Sou um profissional com muita experiência”

Nessa situação cabe se perguntar “O que eu estou pronto para fazer hoje”?

Faça uma pesquisa de mercado, entenda o que as empresas pedem para profissionais com o seu cargo e nível, talvez você perceba que é hora de dar um passo além da sua última função, ou não, pode ser que você perceba que precisa se especializar e melhorar sua capacitação para se tornar mais competitivo.

  • “Quero mudar de carreira”

Se você busca uma mudança de carreira, certamente está se capacitando para isso e se não está, é hora de começar a pensar em se preparar, pois uma mudança na carreira significa começar tudo novamente e aí uma nova formação irá te ajudar muito nesse momento. Mas se você já está fazendo um novo curso ou já tem uma nova formação na nova área que pretende atuar, pode pensar em buscar vagas de estágio ou cargos iniciais nessa nova área.

 

2 – Pense sobre ONDE QUER ESTAR DAQUI A CINCO ANOS

Essa também é uma reflexão bastante importante se você está em dúvida sobre seu atual objetivo profissional, pois além de ser uma das perguntas mais feitas nas entrevistas de emprego, pode te trazer uma boa percepção do seu atual momento e o que você precisa fazer para chegar onde deseja. Essa reflexão poderá, inclusive, facilitar muito a definição de qual caminho começar a seguir hoje.

 

E O QUE NÃO COLOCAR NO SEU OBJETIVO PROFISSIONAL?

É importante não deixar o campo objetivo muito longo com vários cargos ou áreas diferentes. Se você tem mais que um objetivo profissional é válido que tenha mais de um currículo.

Evite também colocar frases como “À disposição da empresa”, “Em busca de uma oportunidade”, ou “Ampliar meus conhecimentos”, esses são objetivos genéricos que passam para o recrutador a impressão de falta de planejamento de carreira, falta de clareza e de que você é um profissional desesperado que aceita qualquer tipo de trabalho. E não é essa a impressão que você quer passar, certo?

Antes de continuar a escrever o seu currículo, pense muito bem nessas questões, pois elas definirão seu próximo passo e poderão facilitar muito a conquista do seu próximo emprego.

 

Baixe grátis agora mesmo o CHECKLIST E MODELO DO CURRÍCULO CAMPEÃO EM 2019