fbpx
Em tempos de CORONAVÍRUS trabalho HOME OFFICE ganha espaço no Brasil!

Em tempos de CORONAVÍRUS trabalho HOME OFFICE ganha espaço no Brasil!

Os trabalhos home office vem aos poucos ganhando espaço no Brasil! A expansão do coronavírus, e o surgimento de novos casos no Brasil, podem acelerar esse processo que já vem sendo implantado em diversas companhias como forma de prevenção da doença.

Trabalhar home office tem sido a orientação mais comum nas empresas de países onde o surto do coronavírus é mais intenso. Nos EUA empresas como Microsoft e Amazon determinaram que seus funcionários trabalhassem de casa. Na Alemanha, Espanha, Inglaterra diversas empresas fecharam seus escritórios e deram laptops para que seus funcionários trabalhem remotamente.

Na Itália, o país europeu mais atingido pelo surto, empresas como a seguradora Generali, o banco UniCredit e a marca de roupas Armani adotaram o home office também.

No Brasil a XP Investimentos e Mastercard, que já tem casos confirmados de colaboradores infectados pelo covid-19, e empresas como Nestlé, EDP, Google, Twiter, BNDS e outras já começaram a adotar o regime de home office para os empregados, afim de evitar uma disseminação ainda maior do novo vírus.

Levantamento realizado em dezembro de 2019 pelo IBGE demonstra que 5,2% do total de trabalhadores no país atuam em sistema de home office, apresentando um crescimento de 44,4% em comparação a 2012, quando foi realizada a primeira pesquisa para esse fim.

Não existem dúvidas com relação aos ganhos que o trabalho home office proporciona, não apenas na ampliação da qualidade de vida dos colaboradores, mas também uma redução de custos e investimentos significativas para os  empregadores.

Um deles é o custo do deslocamento dos funcionários, uma vez que quando as atividades são realizadas em casa, não será necessário o pagamento do vale transporte. Além disso, ainda é possível enxugar os custos com escritórios físicos, locações de salas, energia elétrica, água, telefone, etc.

A adoção do regime de trabalho home office por empresas brasileiras que demonstrava ser uma tendência para os próximos anos deve ser acelerada com a chegada do coronavírus,  pois, nesse momento, não se trata apenas de ganho de qualidade de vida ou redução de custos, e sim uma questão de saúde pública.

Dessa forma, mesmo empresas mais conservadoras que resistiam a essa prática se veem obrigadas a adotar esse sistema diante da atual situação da necessidade de controle e prevenção da pandemia que já chegou ao Brasil.

Obviamente o trabalho remoto não é para qualquer um, alguns cargos e funções necessitam da presença do colaborador na empresa, mas muitos tipos de serviços podem sim ser prestados de qualquer lugar, mesmo que parcialmente, como profissionais da área financeira, jurídico, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing, etc.

Tudo indica que passado o momento de crise do coronavírus as empresas reavaliem essa prática, adotem medidas de prevenção para possíveis crises similares no futuro. Analisem os ganhos que o trabalho home office proporciona e adotem de vez esse regime de contratação.

Em diversos outros casos o trabalho home office representa um ganho para empregados e empregadores, mesmo quando praticada de forma parcial, ou seja, o empregado trabalha alguns dias da semana na empresa e outros dias em casa. Por exemplo, mães que ainda estão amamentando seus bebês, mas já passaram do período de licença a maternidade, colaboradores que moram longe e tem dificuldade de deslocamento para grandes centros urbanos como São Paulo, onde o trânsito costuma ser caótico, dias de enchente, greve no transporte público, profissionais que precisam fazer viagens longas para estudo como intercâmbio e diversas outras situações.

E se você também concorda que o home office é uma ótima oportunidade para os profissionais, empresas e sociedade, e pensa em trabalhar dessa forma, listamos abaixo alguns sites onde é possível encontrar oportunidades de vagas home office para trabalho como CLT, temporário ou freelancer. Confira:

https://vagashomeoffice.com.br/ – O site vagas home office, divulga apenas vagas de empregos em sistema de contratação home office ou trabalhos flexíveis.

https://www.homeagent.com.br/ – A Home Agent é uma empresa de call center voltada exclusivamente para o home office. Você pode cadastrar o seu currículo para trabalhar desta forma. 

https://trampos.co/oportunidades?tr=home%20office – O Trampos ajuda os candidatos a encontrarem uma vagas CLT ou trabalho freela nas áreas de comunicação, web e publicidade.

https://www.workana.com/pt – O Workana é mais voltado ao trabalho dos freelancers, que postam seus currículos na plataforma.

Daqui para frente o home office estará cada vez mais presente no mercado de trabalho, as vantagens são inúmeras: diminui custos, aumenta a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores, ajuda o meio ambiente e a mobilidade urbana. Se bem implantada e gerenciada, com certeza todos tem a ganhar!

Deixe uma resposta