fbpx
EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS EMPRESAS CONTRATAM À DISTÂNCIA.

EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS EMPRESAS CONTRATAM À DISTÂNCIA.

Essa semana o Estadão publicou uma matéria sobre startups brasileiras que continuam contratando, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus.

Mas calma, antes que você imagine que essa é uma tremenda irresponsabilidade dos empregadores, tirando pessoas de casa para processos de seleção, entrega de documentos, programas de ambientação para o novo colaborador, diante de uma pandemia onde a orientação é que todos permaneçam em quarentena. Não é nada disso.

Essas empresas tem conduzido todo o processo de forma online. As entrevistas são feitas via vídeos chamadas, testes são aplicados em ambiente virtual, entregas de documentos realizadas por e-mail e treinamentos para o novo colaborador via plataformas de treinamento online. Aquele primeiro cafezinho com o chefe para alinhamento das expectativas para o novo funcionário também é realizada via vídeo conferência.

E o primeiro dia de trabalho? Acontece em casa, como home office.

Tenho mais de 13 anos de recursos humanos e se me falassem algo assim há alguns anos eu diria que isso seria muito improvável, mas aquilo que era improvável há alguns anos hoje já é uma realidade.

O novo coronavírus sem dúvida mexeu com a vida das pessoas e das empresas, estamos tendo que nos adaptar cada dia mais, a uma situação inesperada, com diversas restrições nunca imaginadas antes, mas a verdade é que a vida não pode parar e temos que encontrar alternativas para continuar trilhando nosso caminho.

Foi pensando nisso que empresas como Gympass, Loft e Wildlife, que fazem parte dos unicórnios brasileiros, continuam sua rotina de trabalho, inovando mais uma vez através da condução de todo o processo de contratação remoto, e para começar o trabalho recebem equipamentos e orientações de casa.

Mas além dessas diversas outras empresas brasileiras já tem a prática de contratar profissionais para trabalho home office como a Locaweb, PartnerHero, 3M, Home Agent, Ticket, B2W Digital, Intel, Dell, DB1 Global Software, entre outras.

Além disso, é possível acompanhar diariamente a abertura de centenas de novas oportunidades de emprego via plataformas de vagas como Linkedin, Vagas.com, Catho e Infojobs.

Essas ações trazem esperanças para milhões de brasileiros que temem pelos seus empregos ou já não viam perspectivas de recolocação em curto prazo diante da crise do coronavírus.

Então se você está procurando emprego não é hora de perder as esperanças. Agora é momento de se preparar para um processo de seleção que pode ocorrer de forma online.

E como fazer isso? Confira nossas dicas:

  1. Garante uma boa conexão de internet;
  2. Teste a ferramenta indicada pelo recrutador antes da entrevista. Se for o Skype ou Zoom vale a pena fazer uma chamada com um amigo para testar áudio e vídeo, e não ser pego de surpresa com algum problema técnico bem na hora da entrevista;
  3. Se arrume como se fosse uma entrevista presencial;
  4. Preferencialmente use um fone de ouvido com microfone, isso pode ajuda-lo a escutar e ser escutado melhor;
  5. Olhe para a câmera do seu computador ou celular. Assim dá a sensação de estar olhando nos olhos da outra pessoa;
  6. Deixe papel e caneta por perto, você pode precisar anotar alguma informação e é bom estar preparado;
  7. Evite ficar com outras abas do computador aberta, você pode receber alguma mensagem ou e-mail e se distrair.

Preparamos este artigo para ajudá-lo, mesmo diante de toda essa situação de pandemia do coronavírus, a manter-se firme no seu objetivo de conquistar um novo emprego e se preparar para participar de processos seletivos cada vez mais diferentes do “tradicional”.

Esperamos ter contribuído com você nesse momento desafiador que o mundo está enfrentando.

Boa sorte e se precisar, pode contar com a Eu Empregadíssimo.

Deixe uma resposta