fbpx
Como responder a pergunta “ME FALE SOBRE VOCÊ” na ENTREVISTA DE EMPREGO

Como responder a pergunta “ME FALE SOBRE VOCÊ” na ENTREVISTA DE EMPREGO

Essa pode até parecer uma pergunta fácil de responder, mas já vi muito candidato se embananar nessa “simples” questão na hora da entrevista de emprego. Se esse é o seu caso, preparamos esse artigo especialmente para você!

É comum o recrutador querer saber um pouco mais sobre a vida pessoal do candidato, então, muitos fazem esse tipo questionamento na hora da entrevista, o que acaba levando algumas pessoas a um nervosismo extremo sem saber o que realmente pode ser respondido nessa questão. Algumas pessoas são sinceras demais e acabam por dizer mais coisas do que o recrutador precisa saber, outros são tão sucintos que deixam passar oportunidades importantes de falar sobre alguns aspectos de si que poderiam contribuir muito para uma visão positiva do recrutador.

 

Vai fazer uma entrevista de emprego? Baixe agora o MANUAL DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA SUA ENTREVISTA DE EMPREGO e se prepare!

 

O que fazer então?

Imagine a entrevista de emprego como o momento em que você fará a venda de um produto e esse produto é na verdade VOCÊ mesmo! E sim, trata-se realmente de um processo de venda onde todos os aspectos positivos e importantes para o consumidor (no caso o recrutador) precisam ser ditos para
que ele se decida pela “compra”.

Olha essa situação… Há alguns anos fui fazer uma entrevista com um Analista de Logística e quando fiz essa pergunta “ME FALE SOBRE VOCÊ” veja o que ele me respondeu: “Sou casado, tenho 2 filhos que amo muito, embora as vezes eu perca a paciência com eles e depois fique cheio de remorso…”

Acredito que ele deixou a informação escapar sem querer por estar sendo sincero e espontâneo demais, mas é um tipo de informação desnecessária, que causa mais impacto negativo do que positivo e que, definitivamente, não precisa chegar aos ouvidos do recrutador!

Em outro caso, quando fui contratar uma Analista de Marketing, pouco tempo depois da entrevista que fiz com ela, fui pesquisar umas dicas sobre viagem na internet e descobri que ela tinha um BLOG com várias dicas sobre viagens e muito bem escrito. E elaborado. Fiquei imaginando o porquê ela não falou disso na entrevista, porque ela não me contou sobre o BLOG. Quando a questionei ela me disse: “Nossa, eu nem me lembrei de te contar isso.”

Para uma profissional da área de marketing, contar que tem um BLOG com imagens e textos poderia ter contribuído muito para uma avaliação positiva sobre o perfil dela, e ainda assim, ela deixou essa informação escapar – ou porque se esqueceu de falar ou porque não achou relevante.

Por isso é extremamente importante que você se prepare para uma entrevista de emprego e saber falar sobre si mesmo faz parte dessa preparação. Vejamos abaixo algumas dicas importantes para você se preparar para esse momento:

  • Analise a vaga: A primeira coisa a se fazer é identificar qual o perfil mais favorável para a vaga em questão. Por exemplo, digamos que você irá trabalhar em uma equipe grande e provavelmente terá que lidar com várias pessoas, é provável que trabalhar em equipe seja uma das exigências da vaga, nesse caso você poderia citar que faz esportes em grupo como futebol, basquete ou handball. Pessoas que praticam esportes em grupo tendem a ter habilidade com equipes, mais facilidade de relacionamento e comunicação. Mas veja isso não é uma regra, e sim apenas uma tendência.   

Ou ainda se você está participando de um processo de seleção para programador, provavelmente essa vaga exige que você seja uma pessoa bastante disciplinada e analítica, uma característica pessoal que demonstraria esse perfil poderia estar ligada a algum tipo de esporte individual como corrida, por exemplo. Ou ainda você poderia dizer que você gosta de viajar e adora ficar planejando cada detalhe da viagem.

Enfim, a dica é que você avalie o perfil da vaga e pense sobre quais as principais características que o profissional precisa ter para ocupar aquela posição, pense se realmente você tem essas características e como podemos demonstra-las através de exemplos práticos de comportamento da sua vida pessoal que evidenciem tais características.

  • Conheça os valores da empresa: Esse é outro fator chave. Todo recrutador busca confirmar se o candidato demonstra ter valores aderentes aos valores da empresa. Por exemplo, se a empresa defende a causa animal e possui projetos voltados a essa causa, você pode citar na sua apresentação que adotou um cão deficiente em uma feira de animais, ou ainda que faz algum tipo de trabalho voluntário voltado para essa mesma causa.

Aqui vale ressaltar que você só deve citar coisas verdadeiras!

  • Identifique aspetos importantes do seu perfil que podem ser citados: Todos os exemplos acima foram dados apenas para facilitar o seu entendimento. Você deve analisar o seu caso, as características da vaga e da empresa, e alinhar às suas características pessoais.

Há pouco tempo precisei contratar uma Especialista de Mídias Digitais que seria responsável por campanhas publicitárias, quando pedi para ela falar sobre si ela me respondeu: “Amo viajar, mas não para lugares comuns onde todos os turistas costumam ir, gosto de ir para lugares inusitados, diferentes e exóticos.” E me deu alguns exemplos. Sua resposta me fez perceber que ela realmente era uma pessoa com características criativas e inovadoras e era justamente isso que eu precisava para aquela vaga. 

  • Escreva sua apresentação: Prepare-se para sua apresentação escrevendo de antemão tudo que você pode responder para o recrutador caso ele te faça essa pergunta. Não precisa ser um texto longo, você pode fazer sua apresentação em um ou dois minutos, esse já é um tempo suficiente.

  • Treine falar sobre você: Por ultimo treine falar sobre você, faça sua apresentação na frente do espelho várias vezes. Com certeza, na hora da entrevista você estará bem mais preparado e seu discurso soará mais natural.

Espero que essa dica te ajude a se sair melhor em sua próxima entrevista. Se precisar, conte com a gente!

 

Fernanda Gomes – Co-fundadora da Eu Empregadíssimo

Deixe uma resposta