fbpx
O que fazer para conseguir um EMPREGO em 2020?
como conseguir um emprego em 2020

O que fazer para conseguir um EMPREGO em 2020?

A chegada de um novo ano renova as esperanças e é muito comum que a gente queira dar continuidade ao que ficou pendente no ano que se passou. É tempo de se propor desafios, reorganizar prioridade, elencar novas metas e, em muitos casos, conquistar um novo trabalho. Sobre isso, um aspecto animador para quem está buscando emprego é que a taxa de desemprego caiu para 11,2% no trimestre encerrado em novembro de 2019, segundo dados do IBGE (para se ter uma referência, em fevereiro de 2019 esse número era de 12,6%).

 

Precisa melhorar seu currículo? Baixe agora o CHECKLIST E MODELO DO CURRÍCULO CAMPEÃO EM 2020 

 

Quando o assunto é mercado de trabalho, é impossível negar que as constantes evoluções tecnológicas têm provocado mudanças rápidas e profundas. Isso está acontecendo em todo lugar no mundo e não apenas no mercado de trabalho brasileiro. Não somente a tecnologia, mas outros fatores, como: globalização, envelhecimento da população, tendências sociais e até as mudanças climáticas criarão oportunidades para diversas profissões dentro do novo mercado de trabalho que hoje não existem.

Essas mudanças, por consequência, irão impactar diretamente o mercado de trabalho: muitas profissões deixarão de existir, mas várias novas surgirão. Sem dúvida, a tecnologia é um dos fatores que causa as maiores mudanças dentro do mercado de trabalho. Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria
drasticamente por volta do ano de 2020. Pois estamos diante dessa realidade hoje: depois de muitas previsões curiosas sobre como a vida é afetada por todas as mudanças que estariam por vir, atualmente estamos diante de uma revolução tecnológica que só tínhamos visto, até então, em histórias de ficção científica.

 

Se você começou o ano de 2020 buscando emprego é fundamental estar atento a todas essas mudanças. Tome nota de algumas orientações:

 

1 – Se está buscando uma nova especialidade, se ainda pretende mudar de área ou ainda busca uma alternativa paliativa no mercado é imprescindível que esteja atento às novas profissões e áreas de atuação que vem por aí.  As áreas que ganharão mais destaque incluem engenharia industrial, inteligência artificial, análise de dados, áreas ligadas diretamente à tecnologia, engenharia de softwares, planejamento financeiro, área de satisfação e sucesso do cliente, creatores (profissionais destinados a produção de conteúdo na internet), gestão de inovação, entre outras.

Não importa a área de atuação, o novo ano no mundo corporativo vai exigir conhecimento de tecnologia, envolvendo temas como dados e inteligência artificial.

 

2 – Um segundo aspecto essencial é entender sobre quais competências serão mais exigidas a partir dessa nova década. Segundo o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, 35% das competências mais demandadas hoje pelo mercado de trabalho devem mudar a partir de 2020. As exigências das atividades no trabalho continuam e o grande diferencial hoje, na hora da contratação, são competências como a resiliência e a inteligência emocional. Saber conduzir as situações difíceis não só no mundo corporativo como também no aspecto pessoal, é uma habilidade essencial para você se destacar hoje no mercado de trabalho.

O termo resiliência tem origem na física, onde é definido como a capacidade de um corpo físico ser submetido à pressão e, em seguida, voltar ao seu estado normal, sem sofrer transformação irreversível. Na prática e dentro da nossa realidade, resiliência está ligada à nossa capacidade de lidar com as adversidades. Em termos do mercado de trabalho, essa habilidade pode ser definida como uma capacidade individual de enfrentar e gerenciar mudanças e desafios, adaptando pensamentos e comportamentos de modo a estabelecer o equilíbrio necessário e encontrar soluções adequadas. 

a chamada Inteligência Emocional envolve habilidades para perceber, entender e influenciar os próprios sentimentos e os de outras pessoas. Está intimamente ligada à nossa capacidade de controlar nossas emoções, principalmente numa situação de stress ou de grande pressão. Segundo o especialista no assunto, Daniel Goleman, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. 

Portanto, é fundamental entender que entre suas metas de 2020, você deve incluir o
desenvolvimento de habilidades fundamentais como essas duas citadas acima. Além
delas, sem dúvida o autoconhecimento se configura como uma espécie de chave-de-ouro
para te ajudar a ser um profissional ainda mais completo.

 

Que tal desenvolver mais AUTOCONHECIMENTO? Acesse agora o GUIA DO AUTOCONHECIMENTO e saia na frente dos outros candidatos!

 

Sabemos que o cenário do mercado de trabalho não pode ser estabelecido com exatidão em um futuro próximo, afinal, não existem muitas certezas. Mas, sem dúvidas, o que podemos apontar com alguma precisão é que flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação também serão habilidades indispensáveis para que realmente você se torne um candidato competitivo nesse novo ano que se inicia. As inclua também em sua listinha!

 

3 – Estratégias e planejamento serão ainda mais necessários. Conquistar um emprego nos dias de hoje requer muito mais ações do que aquelas que estamos acostumados a fazer no dia a dia, como por exemplo, se candidatar apenas a vagas anunciadas em sites de emprego. Conseguir um emprego é um projeto e como tal exige plano de ação, datas e ações estratégicas bem desenhadas. Se ao virar o ano você simplesmente disse “Esse ano vai, esse ano arrumo um emprego” as chances de não dar certo são muito grandes. Você deve ter uma estratégia muito clara e definida que envolva criar oportunidades, por exemplo, através de uma prática melhor de networking e de um posicionamento mais claro diante do mercado de trabalho (tendo em mente exatamente o seu alvo, o seu objetivo).

Ah, e vale destacar também que existem vagas sim, mas o nível de exigência do mercado subiu. Sua preparação e capacitação serão ainda mais necessárias em 2020. Manter-se focado em seu objetivo é uma das mais importantes tarefas para conquistar seu emprego ainda nos primeiros meses do ano. Tenha foco e persistência até chegar onde deseja!

 

 

Leia também:

POR QUE MINHA BUSCA POR EMPREGO NÃO ESTÁ DANDO CERTO?

EXISTE CURRÍCULO IDEAL?

CURRÍCULO DO FUTURO: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?