fbpx
Como conseguir um emprego após os 40 anos?

Como conseguir um emprego após os 40 anos?

A expectativa de vida no Brasil, assim como na maioria dos países, cresce a cada ano.

Conforme dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as décadas de 1950 e 1980, o Brasil registrou a maior evolução na expectativa de vida da população, chegando a 76 anos em  2017.

Essa realidade traz importantes impactos econômicos e sociais, um deles é a empregabilidade.

Em 1980 uma pessoa de 40 anos já estava com a carreira definida e pensando na aposentaria, enquanto que hoje observamos que a maior parte das pessoas com 40 anos ou mais ainda estão se capacitando e planejando o próximo passo da carreira.

 O fato é que mesmo ainda encontrando muito preconceito, existe uma melhor aceitação das empresas com relação à contratação e/ou promoção de pessoas nessa faixa etária, pois se entende que um profissional de 40 ou 50 anos ainda terá mais 10 ou 20 anos de atividade no mercado de trabalho, além de ser uma pessoa mais experiente e madura que tem muito a contribuir com os profissionais mais jovens.

Mas para se tornar ainda mais competitivo é importante se ater a alguns aspectos. Vejamos a seguir:

REVEJA O SEU CURRÍCULO

Se você está na faixa etária de 40 anos ou mais já deve ter muita experiência profissional, o que é ótimo, mas cuidado ao escrever seu currículo. Não é recomendável mais que duas páginas no currículo, o ideal é destacar aspectos importantes para a vaga na qual você está se candidatando, outras informações não relevantes para a posição em questão podem ser resumidas ou até deixadas de lado e durante a entrevista, no momento oportuno, podem ser citadas.

MANTENHA-SE ATUALIZADO

O mercado está cada vez mais dinâmico, todos os dias surgem novas ferramentas, tecnologias, tendências, estudos e pesquisas diversas que fazem com que as empresas mudem de estratégias constantemente.

Aqui o segredo é estar em constante capacitação, faça cursos de atualização e especialização na sua área, leia jornais, revistas, artigos e tudo mais que poder te manter informado sobre o que está acontecendo no seu mercado de trabalho.

DEMONSTRE SUAS HABILIDADES DE ADAPTAÇÃO

Aqui novamente vamos destacar o dinamismo do mercado que faz com que as empresas mudem o rumo com bastante frequência. Certamente na entrevista o recrutador deverá explorar a sua competência de adaptabilidade a mudanças e nesse caso você deve citar experiências vivenciadas recentemente, em que você precisou adaptar-se e como encarou isso de forma tranquila e com naturalidade.

Flexibilidade e adaptação à mudanças são competências essenciais para quem já passou dos 40 anos, pois demonstra que mesmo já tendo muita experiência e muito conhecimento, sugerem que está aberto a aceitar novas experiências e pontos de vista.

INOVE – AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES

Hoje em dia existem várias formas de procurar emprego, aqui vão algumas dicas que valem a pena serem exploradas:

  • Linkedin: Aqui onde você pode cadastrar o seu perfil, fazer diversas conexões e se fazer ser visto para profissionais de diversas áreas.
  • Outra possibilidade bastante atual é um site de vagas Maturi Jobs, especializado em profissionais que já passaram dos 50 anos, vale a pena conferir.
  • Mais uma tendência no mercado de recrutamento e seleção são os vídeos currículos que podem ser enviados juntos com o currículo tradicional, lá você pode fazer uma breve apresentação de quem você é e já demonstrar para o recrutador toda a sua energia, vitalidade e disposição para trabalhar por mais muitos anos.

DEMONSTRE SEUS DIFERENCIAIS – EXPERIÊNCIA E MATURIDADE

Seus muitos anos de mercado de trabalho te deram competências importantes, os conhecimentos que você adquiriu na área de trabalho, seus resultados, seus desafios, os segmentos que você atuou, os comportamentos que você desenvolveu ou aperfeiçoou durante os seus anos de vida e de trabalho, todos esses são diferenciais que somente uma pessoa mais vivida e mais experiente terá.

Explore todos esses fatores no seu currículo e entrevista, o profissional experiente é valorizado por se mostrar pronto para todos os desafios e por conhecer as características da área em que atua e dessa forma poderá realizar grande contribuição para os mais jovens e menos experientes.

Através da aplicação dessas dicas você poderá aumentar muito as suas chances de recolocação no mercado de trabalho. Aproveite e coloque em prática!