fbpx
12 dicas para potencializar seu perfil no LINKEDIN

12 dicas para potencializar seu perfil no LINKEDIN

Se você está lendo esse artigo certamente já sabe que o Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, responsável por revolucionar a forma de procurar emprego – assim como a forma das empresas selecionarem candidatos.

Então não há dúvidas, o profissional que quer crescer na carreira, se destacar e ampliar sua rede de contatos precisa ter um perfil nessa rede.

O que muitos ainda não sabem é que não e só criar um perfil, é preciso criar um perfil bem completo e atrativo que se destaque e ajude o profissional a atingir seus objetivos.

Nesse artigo listamos 12 dicas de como fazer isso. Vamos lá?

1 – Tenha um perfil completo

Mostre-se adicionando informações bem completas nas diferentes sessões do seu perfil. Abuse dos recursos “ADICIONAR SESSÃO AO PERFIL”, localizado logo abaixo da sua imagem de plano de fundo, destacado em azul. Invista um tempo nessa atividade, vai valer a pena!

2- Capriche na foto do perfil

Sua foto é uma das primeiras coisas que as pessoas olham quando acessam o seu perfil, os perfis que têm foto recebem muito mais visualizações do que aqueles que não têm, mas certifique-se que seja uma foto profissional, esteja com uma roupa de trabalho, maquiagem leve, barba e cabelos bem feitos e procure um fundo neutro. 

3 – Explore a imagem de plano de fundo

Você pode deixar a sua imagem de plano de fundo padrão disponibilizada pelo Linkedin, não há nada de errado nisso, mas ter uma imagem diferenciada que destaque a sua área de atuação chama bastante atenção e demonstra sua dedicação na criação do seu perfil.

4 – Personalize o seu título

Depois da foto do seu perfil, o que as pessoas mais olham é o seu título, ou seja, a linha que aparece logo abaixo da sua foto e nome. O que aparece nesse campo também é um filtro dos recrutadores nos resultados de busca, então neste campo é importante destacar seu objetivo profissional. Evite colocar “em busca de recolocação”, pois esse não é um filtro que os recrutadores utilizam e você corre o risco de não ser encontrado.

5 – Use palavras chaves

Selecione as palavras chaves da sua área e cargo de atuação, inclua essas palavras nos campos do seu perfil como resumo, experiências, competências. Isso vai facilitar e aumentar muito suas possibilidades de ser encontrado.

6 – Crie valor para sua rede

O Linkedin é uma excelente ferramenta para troca de informações e networking, então contribua com sua rede com informações relevantes da sua área de atuação. Artigos, inovações, experiências e cases também são bem-vindos. Compartilhe seus conhecimentos, assim você se faz ser visto e sua rede ganha com suas contribuições!

7 – Seja ativo

Não desapareça do Linkedin por um longo período, acesse a ferramenta de forma contínua, publicando sempre conteúdo relevante e promovendo uma interação constante com a sua rede.

8 – Seja profissional

Seja cuidadoso na forma como se posiciona nas suas publicações e comentários, não se esqueça de que essa é uma rede profissional e o conteúdo de suas publicações também deve ter um cunho profissional. O recrutador irá te analisar pelo tipo das suas postagens, então, atenção aos conteúdos que você compartilha e às publicações que você curte e comenta.

9 – Mantenha seu perfil atualizado

À medida que adquire novas habilidades, conhecimentos, formações, novo emprego, promoção, novos contatos, atualize sempre seu perfil. A atualização das informações facilitará o encontro do seu perfil pelos recrutadores. Além, disso, sua carreira, assim como o seu perfil, deve estar em constante evolução.

10 – Compartilhe seu perfil

Depois de criar um perfil bem completo no Linkedin, é hora de compartilha-lo com orgulho, envie a URL do seu perfil para outras redes sociais, para os amigos, colegas de trabalhos ou de estudo e inclua essa informação no seu cartão de visita, assinatura de e-mail, apresentações em slides e outros locais para ajudar a ampliar ainda mais a sua rede.

11 – Recomendações

As recomendações são uma poderosa ferramenta para tornar o seu perfil mais potente. Caso seu perfil esteja sendo analisado por um recrutador, ele não te conhece e não sabe da veracidade das informações da sua página, nesse sentido as recomendações são uma forma de validação, indicação e referência do profissional que você é. Não tenha medo de pedir recomendações para sua rede de contatos, abuse desse recurso.

12 – Participe de grupos

Os grupos do Linkedin são comunidades ricas e ativas que podem reunir profissionais interessados em assuntos específicos. Descubra grupos da sua área de atuação, contribua com informações relevantes. Participar de grupos é uma maneira de se conectar com pessoas, ampliar a sua rede, aprender e ensinar muito.

Seguindo as dicas acima você já poderá potencializar e muito o seu perfil no Linkedin, aumentando suas chances de ser encontrado pelos recrutadores!